A 28 de Outubro de 1856 foi inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro em Portugal. Até hoje, foram 166 anos de grande evolução ferroviária, com particular destaque para a segurança.
Infelizmente, muitos foram os acidentes que fizeram vítimas mortais. Na imagem abaixo temos um registo de óbito de 1906, com um desses casos.
"Aos nove dias do mês de setembro do ano de mil novecentos e seis, às dez horas da manhã, no lugar do Bebedouro, desta freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, diocese de Coimbra, faleceu não tendo recebido os Sacramentos da Santa Madre Igreja um indivíduo do sexo masculino, cujo nome se ignora, bem como os restantes dados para este assento, pois que o indivíduo de que se trata foi encontrado no dito lugar, morto por desastre no caminho de ferro. O cadáver aparentava ter cerca de sessenta anos e ter sido mendicante, o qual foi sepultado no cemitério público. Para constar lavrou-se em duplicado este assento que assino."
Uma região que me interessa em particular. Curioso, que das entradas abri logo esta. Terá informação de acidentes de comboio na zona do barreiro, entre 1915 e 1925?