top of page
Buscar
Foto do escritorBruno Sénica

Prenuncio de Guerra Civil

A Guerra Civil Portuguesa, que ocorreu entre 1832 e 1834, opôs liberais e absolutistas, sendo o líder destes últimos o Rei D. Miguel.


D. Miguel foi regente entre 1826 e 1828, e rei entre 1828 e 1834. No final da guerra exilou-se na Alemanha, e ainda hoje a sua descendência reclama ser a legítima herdeira do trono de Portugal.


O período que precede a Guerra Civil foi já de algum tumulto, como é prova a declaração abaixo, feita pelo padre da paróquia de São Martinho de Celorico, concelho de Celorico da Beira:

"Declaração

Tendo eu aclamado nesta vila Rei legítimo destes Reinos a S. Majestade o Senhor D. Miguel I Nosso Senhor em 10 e 21 de Dezembro de 1826, fui por isso culpado na Devassa Constitucional, e emigrando desta freguesia em 12 de janeiro de 1827, não querendo jamais aproveitar-me do indulto de 13 de abril do mesmo ano a fim de não reconhecer o Governo Intruso, só me restitui a esta vila e freguesia em 8 de maio de 1828, ficando neste intervalo por encomendado desta igreja o reverendo beneficiado Francisco de Gouveia da mesma freguesia; e como eu retirei do inimigo comum tudo quanto aquele tinha de precioso, incluso os livros; foram pelo mesmo encomendado inscritos em cadernos todos os assentos que vou copiando neste por ele tão bem e pelas testemunhas assinados. Para obviar qualquer dúvida fiz esta declaração que assino.

O prior José Osório Pinto Guedes"



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Guerra Civil

Comments


bottom of page