top of page

Calhambeque

  • Foto do escritor: Bruno Sénica
    Bruno Sénica
  • há 7 dias
  • 1 min de leitura

Apesar de a palavra Calhambeque estar comummente associada a um automóvel velho, o seu significado original parece apontar para uma pequena embarcação costeira, de acordo com o que pesquisei.


A verdade é que no ano de 1866 o palavra Calhambeque já existia, muito antes de existirem automóveis. Neste registo de batismo da freguesia de Bucelas, o pai e o avô do batizado têm o apelido de Calhambeque, que provavelmente terá origem numa algunha da família. O registo diz o seguinte:


"Aos vinte e oito dias do mês de janeiro de mil oitocentos e sessenta e seis nesta paroquial igreja de Bucelas, concelho dos Olivais, diocese de Lisboa, o presbítero Pedro Fernandes coadjutor desta freguesia batizou solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem deu o nome de Manuel nascido nesta freguesia à uma hora da manhã do dia vinte e sete de dezembro do ano próximo passado, filho legítimo, e o primeiro deste nome, de Joaquim Francisco Calhambeque, trabalhador, e de Joaquina Maria Teodora, naturais e paroquianos desta freguesia, batizados e recebidos nesta mesma e moradores no lugar da Bemposta, neto paterno de João Joaquim Calhambeque e de Gertrudes Rosa e materno de João Ferreira e de Maria Teodora. Foi padrinho Manuel Francisco Cabeleira, solteiro, trabalhador, madrinha Francisca da Purificação, solteira, ambos do lugar da Bemposta, que sei serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento que comigo não assinaram por não saberem escrever. Era ut supra. O prior António José do Coitado."

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page